Ultimas Notícias

Logística: o futuro dos caminhões elétricos já chegou. E começou no Brasil.

Começaram as vendas do primeiro caminhão para logística urbana do mundo. O e-Delivery, da Volkswagen, é um projeto criado e desenvolvido inteiramente no Brasil e visa atender globalmente.

A Volkswagen do Brasil iniciou a pré-venda do caminhão com foco na mobilidade e logística urbanas, oferecendo opções de carga de até 9 toneladas e 14.300 kg de peso bruto total homologado.

Pensando na logística urbana, com fretes e entregas fracionadas, a solução não tem como meta apenas a redução de emissão de poluentes, que por si só já é fundamental. A proposta da montadora é economizar com combustível e manutenção. Segundo Roberto Cortes, presidente da montadora no país, a diferença de preço entre o elétrico e os modelos a diesel se paga em, no máximo, cinco anos.

logistica e-delivery
Foto: Divulgação/Volkswagen

Feito para logística urbana

O e-Delivery é um modelo totalmente voltado para a logística urbana. A autonomia do modelo com seis módulos de bateria chega a 250km e, de acordo com a montadora, são necessários apenas 48 minutos para carregar 80% do sistema de energia. Estes números são muito bons, considerando o fluxo de trabalho diário de entregas.

O caminhão conta com mais de 100 sensores espalhados por todos os pontos, servindo para medir, em tempo real, várias situações, que vão desde a gestão do ar-condicionado até a assistência para partida em rampa.

O veículo também conta com o sistema de recuperação de energia em frenagens, o já conhecido KERS. Com ele, a autonomia pode ser ainda maior. Além disso, o sistema permite ao motorista escolher entre dois modos de direção: conforto ou máxima economia. Os freios ainda contam com ABS e EBD, garantindo eficiência e segurança.

interior e-delivery
No interior, destaque para o painel, com desenho igual ao caminhão diesel e para o seletor de marchas. Foto: Divulgação/Volkswagen

Painel tradicional e seletor de marchas por botão

Se o dia-a-dia dos motoristas de logística urbana é cansativo, com o e-Delivery a proposta é diferente. Com apenas duas marchas (uma para frente e uma à ré, além do ponto morto), o seletor mais parece um botão de ar-condicionado.

Já o painel conservou um desenho mais tradicional, parecido com os de caminhões à diesel. A diferença é que no lugar do conta-giros, o mostrador exibe a capacidade de carga das baterias naquele momento. Entre outros itens de conforto, o caminhão possui volante com regulagem de altura e profundidade, além de um sistema  de suspensão eletronicamente ajustável de acordo com a carga. Desta forma, o motorista sente maior controle sobre o veículo.

A Volkswagen pretende lançar o e-Delivery em todo mundo e, para isso, realizou centenas de ensaios e testes, pensando em diferentes operações de logística. Entre estes estudos, a operação em temperaturas de -20ºC a 55ºC. Dificilmente o Brasil chega a extremos como esses, porém, como a proposta é vender de forma global, a VW aproveitou para realizar testes em várias condições.

A linha conta com duas formatações: um 4×2 de 6.300kg de carga útil e um 6×2 de 14.300kg de carga útil. Ambos tem o mesmo motor, o VW280, com até 4,8 cavalos de potência. O surpreendente torque de 219kgfm garante arrancadas e retomadas tranquilas, mesmo na inclinação.

Mobilidade para logística urbana

Uma das maiores preocupações das empresas que tem operações de logística urbana, não apenas transportadoras, é a agilidade nas entregas. Com o e-Delivery, a capacidade de realizar as movimentações de carga se mantém altas e podem gerar economia num curto prazo. Além disso, o caminhão despende menos manutenção, pois a construção é muito mais simples e o número de peças de atrito e desgaste é bem menor do que num caminhão tradicional.

Conclusão:

A aposta da Volkswagen para o setor de logística é muito bem-vinda e chega numa ótima hora. Com os combustíveis subindo quase que diariamente, não é à toa que Ambev e Femsa, por exemplo, já tenham encomendado centenas de unidades para iniciarem a operação logística o quanto antes.

E o melhor disso  tudo é que, com a produção em série e as vendas em nível comercial bom, a tendência é que o preço caia e a diferença de valores entre o e-Delivery e um caminhão à diesel seja muito pequena.

Para saber mais notícias como essa, fique ligado no nosso blog.

Compartilhe nas suas redes sociais:

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram

Venha fazer seu transporte com a gente

Algumas de nossas certificações

iso9001
logoantt
logo site coop

Procurando serviços de logística? Conte com a gente para te ajudar com o que necessita! Quase uma década rodando os quatros cantos do Brasil, indo até onde você precisa estar.

Entre em contato

Endereço: BR 262 – KM 9,5 S/N – Caxias do Sul – Viana – ES – 29136-350
E-mail: astran@grupoastran.com.br
Telefone: 0800 027 6130

Copyright © 2021 – 2021 Astrancoop. Todos os direitos reservados.